Métodos de Avaliação

  • Métodos de Avaliação

Os planos de ação são mapeados e a gestão ambiental sustentável é avaliada usando o Eco Balance (equilíbrio ecológico), o impacto ambiental integrado e a contabilidade ambiental como ferramentas.

O Grupo Ricoh acredita que o impacto ambiental gerado pelas nações desenvolvidas deve ser reduzido a um oitavo dos níveis do ano fiscal de 2000, até 2050 (descrito na Visão Ambiental de Longo Prazo). De nossa parte, pretendemos reduzir 87,5% do total das emissões de CO2 do Grupo relativas a ciclo de vida e a entrada de novos recursos, bem como o impacto de substâncias químicas no meio ambiente (declarado nas Metas de Longo Prazo para Redução até 2050 do Impacto Ambiental). Perseguimos estas metas melhorando o nível da gestão ambiental sustentável - isto é, promovendo atividades de conservação ambiental que reduzam o impacto ambiental e reforcem os efeitos econômicos ao mesmo tempo. Para conseguir isso, deve ser montado um esquema apropriado de forma que possam ser mapeados planos de ação adequados para reduzir o impacto ambiental causado por todos os nossos negócios, que as medidas eficazes possam ser examinadas e implementadas e que os resultados possam ser avaliados adequadamente e divulgados. No Grupo Ricoh, o Eco Balance, o impacto ambiental integrado e a contabilidade ambiental servem como ferramentas para operar o ciclo PDCA para melhoria da gestão ambiental sustentável e para avaliação dos planos de ação e dos resultados das atividades e medidas tomadas.

Fluxograma do Eco Balance e do impacto ambiental integrado

Eco Balance and integrated environmental impact evaluation flow

Compreendendo o impacto ambiental causado por todas as nossas empresas usando o Balanço Ecológico e a avaliação integrada de impacto ambiental

O Grupo Ricoh obtém informações sobre o impacto ambiental causado por todas as suas empresas e por cada processo, usando o Balanço Ecológico e o impacto ambiental integrado como ferramentas, para reduzir efetivamente o impacto ambiental gerado pelos processos com grande impacto ambiental. Primeiro, o Balanço Ecológico é preparado com base na entrada e saída de dados para cada processo e para cada substância ambientalmente sensível. Os dados são coletados pelo sistema de informações do gerenciamento ambiental sustentável. Neste estágio, entretanto, a importância dos impactos ambientais gerados por cada processo não pode ser comparada, porque cada processo emprega diferentes substâncias ambientalmente sensíveis. Consequentemente, um método integrado de análise é usado para converter o impacto ambiental total causado pelas atividades empresariais – incluindo o impacto sobre a saúde humana, esgotamento de recursos e o impacto sobre os ecossistemas/biodiversidade – em indicadores para avaliar o impacto ambiental integrado e identificar os processos que geram um grande impacto ambiental. O Grupo Ricoh estabelece planos de ação ambiental com base em sua avaliação do impacto ambiental integrado que é identificado pelo Balanço Ecológico.

Selecionando medidas pela a contabilidade ambiental e avaliando os resultados das atividades

A redução do impacto ambiental usando medidas que levam à criação de benefícios é crucial para promover o gerenciamento ambiental sustentável. O Grupo Ricoh usa a contabilidade ambiental para determinar quais as medidas que devem ser tomadas, para quais processos e para que operações, a fim de que possa ser obtido o efeito máximo. Diversos planos de melhoria para reduzir o impacto ambiental identificado são examinados considerando os desenvolvimentos na sociedade e as mudanças nas leis / regras, assim como nas atividades dos concorrentes, para aprimorar os processos que geram um grande impacto ambiental identificado através da avaliação baseada no Balanço Ecológico e no impacto ambiental integrado. Em seguida, usando a contabilidade ambiental integrada, simulamos em quanto foi reduzido o impacto ambiental e quanto lucro foi criado em comparação com os custos de cada medida, enquanto pesquisamos os resultados de cada medida.

Balanço Ecológico

O Balanço Ecológico significa a preparação de uma lista de dados de entrada e saída do impacto ambiental para identificar, medir quantitativamente e relatar o impacto ambiental causado pelas companhias; ou a própria lista. Ele é baseado no mesmo conceito do LCA e são calculados os impactos ambientais direto e indireto.


Impacto ambiental integrado

Este é um indicador integrado, exibido em ELUs (Unidades de Carga Ambiental), incorporando diversos tipos de impacto ambiental causado pela carga ambiental. As substâncias que sobrecarregam o meio ambiente causam diversos fenômenos, inclusive aquecimento global e poluição do ar, que afetam negativamente o ecossistema, a biodiversidade e a saúde humana. Além destes, o esgotamento dos recursos é levado em consideração e todos estes fatores são incorporados em um único indicador que representa a importância do impacto ambiental de modo geral. A determinação da carga ambiental causada por todas as nossas empresas e o cálculo do impacto ambiental integrado nos permite formular planos específicos a fim de reduzir esta carga. No cálculo, aplicamos o método EPS (Estratégias de Prioridade Ambiental para o Projeto do Produto), desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental Sueco IVL, permitindo-nos converter os resultados em valores monetários (1 ELU = 1 Euro).