• Home
  • Produtos
  • Serviços & Soluções
  • Suporte
  • Downloads
  • Sobre a RICOH

Notícia

 

Tendências em Big Data e Análises: Hoje é digital, amanhã cognitivo

Por Crispín Velez, Leader Digital Transformation de Ricoh IT Services Latinoamérica

Segundo uma pesquisa recente do IDC, o crescimento de grandes dados e de soluções analíticas para 2018, será de 33% em infraestrutura de nuvem, 29% em software, e 29% no setor de serviços. No entanto, 70% das empresas, de acordo com o estudo, não tem capacidade necessária para atender às demandas de crescimento para maximizar os benefícios em nível empresarial.

Na economia atual, os modelos de negócios, produtos e processos estão cada vez mais em fases de mudanças. Grandes companhias estão “migrando para os modelos digitais”, que procuram reduzir custos e aumentar a agilidade e colaboração. Essas mudanças só estão sendo possíveis, graças às tecnologias na nuvem, análises móveis e sociais. Atualmente, conseguir agregar valor aos dados do usuário requer uma mudança rápida em hardware e software. No entanto, estamos mostrando que o digital não é o destino, e sim, a base para uma transformação muito mais abrangente ativada pelas tecnologias analíticas e cognitivas de Inteligência Artificial. Em suma, as empresas precisam começar a se preparar para serem competitivas em um futuro cada vez mais perto.

Computação Cognitiva

Uma tecnologia que promete revolucionar a interação é a Computação Cognitiva (CC), uma versão avançada de Inteligência Artificial que simula as formas de processamento do cérebro humano. A partir da soma de vários algoritmos de alta complexidade, a Computação Cognitiva é baseada na ideia de uma rede neural usada para armazenar e relacionar experiências e eventos de forma eficiente para maximizar o processo de tomada de decisão. Essa tecnologia marca o início da era das máquinas superinteligentes.

O crescimento exponencial do tráfego de dados em termos de velocidade, alcance e volume apresenta um enorme desafio que, hoje em dia estão sendo transferidos para os sistemas de Big Data. A convergência dessa tecnologia com a cognitiva significa um salto quântico na forma, como o imenso fluxo de dados, estruturados e não estruturados (Data escuro) é processado. A Convergência Cognitiva fornece as ferramentas para melhorar a interpretação destes grandes volumes de dados, a fim de incorporá-los nos processos de tomada de decisão. Assim, o CC pode antecipar situações diferentes e fornecer complexo para cada solução. 

Desenvolver um sistema de computação que se assemelha ao cérebro humano para transferir inteligência artificial para a inteligência real, é um enorme salto qualitativo. Na verdade, a demanda por inteligência baseada em dados e simulações resultará em um crescimento exponencial de 25 bilhões de dólares em receitas acumuladas para o período 2016-2020.
Análise Preditiva

Outra tecnologia que está ganhando rapidamente a atenção de organizações em todo o mundo são as Análises Preditivas (AP). De acordo com a mais recente pesquisa da Frost & Sullivan, as receitas geradas a nível mundial por esta tecnologia exibiram uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 25% entre 2016 e 2020, alavancada por soluções sob demanda para inteligência de negócios que proporcionam maior agilidade e competitividade para as empresas. Essa tecnologia está penetrada nos processos de muitas das empresas de tomada de decisões na lista da Fortune 500, pois permite em tempo real, ações concretas e fornece previsões sobre tendências e probabilidades futuras.Agilizar os processos de tomada de decisão, sincronizando informações financeiras e operacionais através de uma única exibição de informações de negócios, resulta na criação de oportunidades para uma base de alto rendimento.

Atualmente, o primeiro passo para a AP, sem dúvida, é baseado na extração, transformação e carregamento de dados em plataformas de computação, a fim de saber quais dados são valiosos para encontrar perspectivas ou descobrir novas necessidades de negócios.

Olhando para o futuro, as mais recentes soluções oferecem pacotes de algoritmos AP que avaliam o seu próprio desempenho, como o cliente, e identifica quais métricas são mais eficientes para medir as características específicas de cada negócio. A promessa mais perturbadora desta tecnologia é para evitar qualquer inconveniência de desempenho antes afetar a experiência do cliente.

Qual é a proposta da Ricoh?

A Ricoh vem transformando sua proposta de valor nos últimos anos, usando sua frota de impressoras para acessar um trunfo inestimável para qualquer elemento da organização: informações.

Durante anos, a Ricoh tem sido responsável pela aquisição de documentos não estruturados e estruturados contendo informações valiosas que requer diferentes ferramentas e habilidades para removê-lo. A Ricoh está focada na transformação digital e está convencida de que, as soluções de inteligência artificial e análises cognitivas serão alteradas.

Temos apostado cada vez mais por essas tecnologias e, internamente, fazemos o uso delas para agilizar a equipe de suporte técnico pelo assistente inteligente, como a Empresa Ricoh Cognitiva (ERICA).

Por outro lado, quase 80% da informação que está disponível para empresas e acesso ao público estão na forma de documentos, imagens, vídeo e áudio não estruturados. A necessidade de explorar, analisar e interpretar essas informações é clara para qualquer negócio e é aí que a Ricoh fornece:

- Content Analytics para interpretar redes sociais:
- Conteúdo de saúde Analítica e codificação (RICOH Smart Doctor)
- Análise de conteúdo de fraude e risco contratual

Quanto a soluções cognitivas, muitas empresas estão à procura de soluções integradas para gerar impacto cognitivo em sua base de dados. A Ricoh fornece suporte para o desenvolvimento e concepção de soluções que podem fornecer informações para permitir decisões estratégicas em diferentes campos e indústrias, tais como: Question & Answer; AutoServiço e, principalmente a tecnologia Watson.

IDC Latin America Big Data Survey Report 2015 - Competing on the Third Platform CIS (IDC# LA16009)

 

Information in the news releases is true and accurate at the time of publication.
Manufacture, sales, price and specifications of products may be subject to change.

Topo

  • Privacidade|
  • Termos de uso
  • Call center: 0800.8874264 - atendimento 24 horas Copyright 2011 Ricoh Brasil SA. Todos os direitos reservados.