• Home
  • Produtos
  • Serviços & Soluções
  • Suporte
  • Downloads
  • Sobre a RICOH

Notícia

 

Ricoh: Por que a impressão 3D é uma das chaves para impulsionar os negócios super conectados?

Por Fernando Maroniene, Vice-Presidente de Marketing da Ricoh Latin America

De acordo com um estudo recente do GIA, espera-se que o mercado global de impressão 3D alcance um montante de US$ 2,99 bilhões em 2018, impulsionado pelo desenvolvimento de novas tecnologias, abordagens e aplicações. A expansão do uso de aditivo de fabricação (Additive Manufacturing) ou impressão 3D na fabricação de produtos finais, diminuirá o custo de impressoras. O uso da tecnologia em novas áreas indica que o crescimento vai continuar exponencialmente nos próximos anos.

Segundo a publicação, a tecnologia "Additive Manufacturing" pode beneficiar uma gama de empresas que trabalham com plásticos, metais e até mesmo mantimentos. A tecnologia permitirá mais eficiência e inovação e rapidez nas cadeias de fornecimento. O potencial da Additive passará a fazer parte de um sistema de negócios super conectado, que favorecerá a indústria 4.0 ou na próxima "revolução industrial". Em combinação com robótica e AI (Inteligência Artificial, em sua sigla em Inglês), a impressão 3D pode criar oportunidades verdadeiramente especiais.

Em relação à mudança nas cadeias de empresas de abastecimento, os resultados são completamente mensuráveis. Por exemplo, se um trabalhador de fábrica vai para a adegaporão para buscar uma peça, o gerente da vinícola tradicionalmente olha para o lado na loja, e entrega. E se eu pudesse dizer-lhe que, em um par de horas, você pode contar com uma parte fabricados na mesma fábrica e com as especificações exigidas, sem tê-lo em estoque ou mobilizar qualquer serviço de logística? Certamente esse é um exemplo do que já está acontecendo agora com impressão em 3D, com aplicações ilimitadas.

A nova tecnologia também torna possível identificar melhorias nas peças produzidas, mesmo antes de sua criação física, o que permite que as empresas sejam mais criativas e inovadoras, poupando os custos de produção, tempo e melhoria no seu Time to Market. Além disso, as empresas, em particular do setor automotivo, estão extremamente animadas sobre a capacidade de gerar peças de polipropileno, já que a maioria das peças plásticas de veículos hoje demandam precisamente do material. Em suma, as empresas não precisam mais investir grandes quantidades de uma ferramenta de produção que reduz as barreiras para gerar modelos de negócios mais inovadores.

Especificamente, as aplicações de impressão 3D tecnologia de hoje incluem (mas, certamente não se limitam a): prototipagem rápida, ferramentas de baixo custo, peças complexas, cuidados de saúde, maquetes de arquitetura, entretenimento (por exemplo: acessórios de cinema, replicando artefatos antigos em arqueologia, ajuste personalizado para a eletrônica), abafadores, instrumentos cirúrgicos, componentes de fabricação.

A Impressão 3D também é usada na produção de peças de uso final da NASA e do setor de aviação, pois permitem produzir peças complexas sobre demanda, garantindo a entrega e a simplificação nas cadeias de fornecimento.

O Gartner afirma que "Impressão 3D está experimentando uma aceitação ampla além de sua aplicação nas indústrias especializadas”. A impressão 3D ou fabricação aditiva é parte da transformação digital que nós, sendo uma tecnologia transformadora que traz inovação para uma ampla gama de indústrias de tecnologia e processos digitais, fornece produtos no mundo físico, fazendo a ligação entre o mundo digital e o físico.

Qual é a proposta de valor da Ricoh?

A Ricoh já está trabalhando com muitos parceiros neste campo, a fim de impulsionar a inovação destas tecnologias em vários setores de atividade para imprimir partes funcionais sob demanda para atender as necessidades de inovação na indústria transformadora. Com os serviços de ponta a ponta que a Ricoh oferece, as empresas latino-americanas têm agora um único ponto de contato para tudo relacionado ao aditivo de fabricação. Isto torna mais fácil para os formadores de opinião entenderem, implantarem e implementarem soluções de manufatura aditiva que pode ajudar a melhorar a eficiência, a produtividade e a entrada de novas áreas de negócio.

Outro ponto importante do que se desenvolve neste campo, não está relacionado com a produção. A Ricoh trabalha com seus clientes industriais para personalizar a tecnologia, otimizar processos e até mesmo inventar soluções em qualquer lugar do mundo. 

 

Information in the news releases is true and accurate at the time of publication.
Manufacture, sales, price and specifications of products may be subject to change.

Topo

  • Privacidade|
  • Termos de uso
  • Call center: 0800.8874264 - atendimento 24 horas Copyright 2011 Ricoh Brasil SA. Todos os direitos reservados.